G.L.P.

24-08-2014 18:44

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do subsolo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.

O GLP é acondicionado dentro de cilindros ovais em estado líquido. O cilindro quando cheio contém em seu interior 85% de GLP em estado líquido e 15% em estado de vapor. O GLP em estado líquido começa a se transformar em vapor à medida que os aparelhos a gás são utilizados.

Uma característica marcante do GLP é não possuir cor nem cheiro próprio, no entanto, por motivo de segurança, é adicionado em sua composição o Mercapitana, que é uma substância química de forte odor que se mistura total e livremente ao gás e não é venenoso, seu cheiro é tão penetrante que basta colocar em cada litro de gás somente uma gota, ela produz o cheiro característico quando há um vazamento de gás. O GLP não é uma substância tóxica, porém se inalado em grande quantidade, ele toma o espaço do oxigênio causando asfixia ou ainda efeito anestésico.

Outra característica de segurança do botijão de gás é a válvula de segurança, que fica na parte superior, ela se rompe caso o bismuto, metal em que é fabricada essa válvula, alcance 78 graus celsius, provocando a vazão do GLP.

 

Voltar